terça-feira, 18 de setembro de 2012

“Dia Estadual do Bacharel em Turismo” é aprovado na Assembleia Legislativa do Amazonas


O projeto de lei 91/2012, de autoria do deputado estadual Francisco Souza (PSC), que institui o Dia Estadual do Bacharel em Turismo, foi aprovado, nesta terça-feira, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. O projeto beneficia cerca de 4 mil profissionais da área que atuam no Estado e mais de 2 mil estudantes universitários.

Pela nova lei, fica instituído o “Dia Estadual do Bacharel em Turismo”, a ser comemorado, anualmente, em todo o território do Estado do Amazonas, no dia 27 de setembro.

De acordo com o autor e presidente da Comissão de Turismo e Empreendedorismo (Ctur), deputado Francisco Souza, o projeto foi criado para homenagear a categoria dos profissionais do Amazonas que têm grande contribuição para o desenvolvimento regional.

Desde 2003, Francisco Souza tem buscado dar apoio à categoria dos turismólogos no Estado, iniciamente articulando a aprovação do projeto que Lei Federal que reconhecia a profissão, o que ocorreu no final do ano passado quando o Senado Federal aprovou o Projeto de Lei nº 290 de 2001.

A lei estabelece como atividades principais da categoria: planejar, organizar, dirigir, controlar, gerir, e operacionalizar instituições e estabelecimentos ligados ao turismo. "O turismo , enquanto atividade econômica tem se mostrado um importante gerador de renda no Amazonas. Porém para que possa gerar seus efeitos positivos, deve ser planejado de forma a não acarretar a degradação do meio ambiente", disse.

O deputado Francisco Souza destaca a importância do planejamento de ações na área do turismo ser feito por um profissional habilitado. “Nós temos grandes festas no interior que necessitam de assessoramento especializado de um bacharel de turismo”, afirmou o parlamentar. O dia 27 de setembro também é o dia mundial do turismo, desde 1980, quando a Organização Mundial do Turismo estabeleceu a comemoração.

Fonte: Comissão de Turismo e Empreendedorismo (Ctur)

Nenhum comentário: