Na continuidade do esforço pela aprovação da PLS 290/2001 que regulamenta a profissão do turismólogo no Brasil, a Diretoria-Executiva da Abbtur Amazonas, representada pelo secretário José Itamar de Souto, esteve em Brasília nos dias 14 e 15 de março último, integrando a equipe de trabalho da Comissão de Turismo e Empreendedorismo (Ctur) da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Na agenda de trabalho, reuniões no Ministério do Turismo, Câmara dos Deputados e Senado Federal.
No Amazonas a Abbtur tem tido o apoio irrestrito do deputado Francisco Souza (PSC/AM), presidente da Ctur, que percebeu a importância de apoiar os turismólogos pela aprovação do PLS 290/2001, que regulamenta o exercício da profissão de turismólogo no Brasil, que atualmente conta com mais de 170 mil bacharéis já formados até o ano de 2010.
Ministério do Turismo
Com encontros previamente agendados pela assessoria da CTur, no Ministério do Turismo (MTur) a reunião foi com Rosiane Rockenbach, Coordenadora-Geral do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento, e com Ana Clévia do Setor de Regionalização. Na pauta, assuntos como a realização de eventos direcionados aos secretários de turismo dos municípios do Estado do Amazonas, visando um alinhamento no entendimento das oportunidades que a organização de um produto turístico pode proporcionar, além de recursos federais para o setor.
Apoio de Silas Câmara e senadores
Fundamental para a aprovação do PL na Câmara dos Deputados no ano passado, o deputado federal Silas Câmara (PSC/AM) também está empenhado na articulação pelos votos favoráveis dos senadores. Dessa forma, agendou reuniões com o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), com o senador Wellington Dias (PT-PI), com o senador Eduardo Amorim (PSC-SE) e senador João Pedro (PT-AM). Todos afirmaram trabalhar pela celeridade na tramitação e votar favoravelmente pela aprovação do PLS.
Regulamenta já!
A Abbtur Amazonas, dentro de sua luta pela aprovação do PLS 290/2001, está organizando o movimento “Regulamenta já!” que acontecerá no dia 6 de maio, no plenário da Assembléia Legislativa do Estado (Aleam) com a presença dos três senadores do Amazonas: Eduardo Braga (PMDB-AM), João Pedro (PT-AM) e Vanessa Grazziotin (PCdoB) além de representantes do trade. O evento está recebendo o apoio da Ctur, Manaustur e das coordenações dos cursos de turismo da Uninorte, UEA, Ciesa, Fametro e UniNilton Lins.
Agradecimento
A Diretoria-Executiva da Abbtur Amazonas agradece o apoio da Comissão de Turismo e Empreendedorismo (Ctur) da Aleam, presidida pelo deputado Francisco Souza, por ter abraçado a causa da regulamentação da profissão de turismólogo que há uma década tramita na Câmara dos Deputados e Senado Federal. A regulamentação do exercício da profissão vem oficializar a importância deste profissional no auxílio às demais profissões diretamente envolvidas no complexo funcionamento da atividade turística.
Iniciamos aqui um convite aos turismólogos e estudantes de turismo, que nos auxiliem nas lutas da Abbtur Amazonas associando-se à entidade.
Reunião no MTur Brasília-DF (da esquerda para direita: Itamar Souto (Abbtur/AM), Rosiane Rockenbach (MTur), deputado Francisco Souza (Presidente CTur), Ana Clévia (MTur), Bruno Lobato e Élida (CTur)
Dep. Federal Silas Câmara, Itamar Souto (Abbtur-AM) e deputado Francisco Souza na Câmara dos Deputados.
2 comentários:
Toda força será fraca se não estiver unida, esta atitude da Abbtur Amazonas precisa da participação de todos para gerar resultados.... agora kero ver kem vai participar...pq na hora de jogar pedra o alvo aguentou firme e fort...Parabéns Abbtur AM.
Parabéns Itamar!!!
O turismo no Brasil é um fato novo no mundo dos negócios. A regulamentação funcional do turismólogo é bem bem vinda embora esteja há muito relegada. No entanto, o mais importante dos fatos é transformá-los em realidade, o que realmente o cidadão brasileiro espera para a sua condição de vida.
Moacir Durães
Vitória - ES
Postar um comentário