Pesquisa realizada pela Associação Brasileira dos Bacharéis de Turismo no Amazonas (Abbtur/AM) traçou o perfil dos taxistas de Manaus em relação ao tempo de serviço, idade, formação, fluência em idiomas e escolaridade.Segundo a pesquisa, que coletou informações de 400 taxistas da cidade, a maioria dos ouvidos, 58%, afirmou que nunca participou de cursos de qualificação e 81% disseram não ter fluência em outro idioma.
De acordo com o membro da diretoria executiva da Abbtur/AM, José Itamar Souto, o principal objetivo do levantamento é traçar um perfil dos taxistas de Manaus para elaborar um curso de qualificação para a categoria com base nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (Abnt), que dentro do Inmetro é o organismo acreditado para a certificação de pessoas, incluindo a categoria dos motoristas de táxi.
Com a certificação, os taxistas serão capacitados no que se refere ao trato com o cliente local e os turistas, direção defensiva, identificação de pequenos problemas mecânicos e ainda sobre o sistema monetário. “Com a certificação, os taxistas terão um documento oficial de que ele tem uma capacitação dentro do que ele faz no cotidiano”, afirmou Souto. A associação busca parcerias para a execução do curso ainda neste ano.
Segundo o levantamento, 48% do total de pesquisados têm entre 41 e 70 anos, 28% entre 31 e 40, 14,6% entre 26 e 30 anos e apenas 9,30% tem faixa etária entre 18 e 25 anos. A pesquisa mostra ainda que os homens são a maioria dos motoristas de táxi, 94% do total.
Cerca de 40% dos taxistas entrevistados no levantamento afirmaram não possuir concessão própria de táxi, declararam que são motoristas auxiliares, e outros 54% disseram ser filiados a uma cooperativa ou rádio táxi.Em relação ao tempo de atividade, 24% têm até cinco anos de serviço, 24% têm entre 6 e 10 anos, 36% têm entre 11 e 20 anos, e 16% estão a mais de 20 anos exercendo a atividade em Manaus.
Sobre a escolaridade dos taxistas, o levantamento feito pela Abbtur/AM apontou que 70% têm o Ensino Médio completo, 22% concluíram até o Ensino Fundamental e 6% declararam ter Ensino Superior.
José Itamar Souto, afirma que a pesquisa foi realizada no período de novembro a dezembro do ano passado, quando foram entrevistados profissionais de pelo menos dez rádio-táxis da cidade, dentre elas a Cidade Nova, Golfinho, Atlanta, Tucuxi, Carona, Boa Viagem, Parintins, Itamarati, Solimões, Califórnia, Amazonas e Rodoviária. Ele ressaltou que em Manaus são cerca de 4 mil taxistas com concessões de táxi da Prefeitura e a pesquisa teve o apoio do Sindicato dos Taxistas de Manaus.
Matéria originalmente publicada em: http://www.d24am.com/plus/turismo/pesquisa-da-abbtur-traca-o-perfil-profissional-dos-taxistas-de-manaus/17480
Nenhum comentário:
Postar um comentário