segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Projeto Tucorin une Nymuendaju, UEA e Abbtur Amazonas

Com o intuito de desenvolver o turismo de forma sustentável em comunidades localizadas às margens do Rio Negro, no sábado dia 22 de fevereiro último, representantes da ONG Nymuendaju, Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Abbtur Amazonas reunira-se com membros da comunidade São João da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé.
O encontro teve o objetivo de apresentar as linhas gerais do projeto Tucorin (Turismo Comunitário no Rio Negro), explicar como se dará a parceria entre as instituições e ouvir a opinião dos comunitários, visto que o projeto será construído com ampla participação da população local, que terá representantes no grupo gestor do projeto.

Parcerias
Representando a UEA, a coordenadora de qualidade do curso de Turismo da Escola Superior de Artes e Turismo, professora Simone Marcela de Carvalho falou da complexidade do projeto, mas que confia que com a atração de outros parceiros ao Tucorin, em médio prazo a comunidade estará apta a receber os turistas com maior qualidade e profissionalismo.
A partir deste ano, vários projetos de extensão universitária serão desenvolvidos na comunidade, permitindo pesquisa científica e melhoria na qualidade de vida da população.

Abbtur Amazonas
Em nome da Abbtur Amazonas o vice-presidente José Antonio Fonseca expressou que a ideia é ordenar o turismo, que já é vocação da comunidade São João há alguns anos, permitindo que o projeto seja replicado em outras localidades. A parceria permitirá a participação de alunos dos cursos de Turismo das IES abrindo vagas para estágio curricular ou horas complementares.


Nymuendaju
Com atuação há três anos na RDS Tupé, a ONG Nymuendaju já conhece a realidade local. O Diretor-Presidente da ONG, professor Cláudio Costa de Araújo salienta que “o projeto Tucorin, visa dotar a comunidade de infraestrutura adequada para a prática da visitação turística ao mesmo tempo em que possibilitará a capacitação dos comunitários por meio de palestras, oficinas e cursos”.
Simone Marcela (UEA), Cláudio Araújo (Nymuendaju), José Antonio (Abbtur) e comunitários de São João do Tupé discutem o projeto Tucorin

2 comentários:

Paulo Renan disse...

Olá colegas da ABBTURAM!

Bom, como eu poderia participar com vcs deste projeto, já que em breve estarei me formando e tenho em mente atuar nesta área de turismo de base local.

Abraço a todos!

Paulo Renan França
8º de turismo-UEA

Paulo Renan disse...

Faltou uma interrogação (?) no comentário acima...hehe